Se você está lendo este artigo, é porque quer saber se o marketing de afiliados é furada ou não, certo?
Você já se perguntou se o sonho do ‘ganhe dinheiro enquanto dorme’ do marketing de afiliados é realmente tão promissor quanto parece, ou se é apenas mais uma armadilha digital disfarçada de oportunidade?
Pois bem, estou aqui para falar sobre a minha opinião e experiência até o momento em que escrevo este artigo, ok?! Então, vamos lá.
O que é marketing de afiliados?
O mercado de afiliados nada mais é do que a união de três partes que desejam soluções: produtores + afiliados + clientes.
O produtor é a pessoa que produz algum produto físico ou infoproduto, que são produtos disponíveis digitalmente e não são entregues nas casas e endereços das pessoas que adquirem, mas são disponíveis online.
O afiliado é a pessoa que vai promover este produto, ou seja, é um vendedor digital. Ao promover o produto e vender, o afiliado ganha uma comissão por aquela venda, e esta comissão varia de produtos físicos para infoprodutos, mas em geral são comissões de 5 à 80% por venda.
Os clientes são as pessoas que adquirem estes produtos, seja diretamente com os produtores ou através dos afiliados, mas são as pessoas que compram o produto em si.
Neste caso, fica claro que o papel do afiliado é fazer uma ponte entre o produto e o cliente, e receber a comissão por isso ao realizar vendas. Simples, prático e super correto.
Marketing de afiliados é furada?
Ok, mas afinal é furada ou não trabalhar como afiliado? E a resposta é que depende.
Existem alguns pontos à serem esclarecidos aqui, por exemplo, alguns produtores utilizam o marketing de afiliados para fazer uma espécie de pirâmide, onde produzem um treinamento/curos/etc ensinando a vender o próprio curso, aí o afiliado vende aquele curso e traz outras pessoas para o treinamento, e estas, trazem outras e assim por diante.
Isso não quer dizer que todos os cursos sobre marketing de afiliados é pirâmide ok? O que eu quis dizer acima é que alguns ensinam APENAS a venderem os próprios cursos digitais, mas produtores sérios ensinam como você pode vender em QUALQUER nicho.
Também existem produtores que criam produtos físicos de má qualidade ou de reputação duvidosa, enquanto outros criam produtos incríveis e que realmente vão solucionar os problemas de seus clientes.
Produtores sérios ensinam estratégias de vendas para afiliados se desenvolverem enquanto profissionais de vendas digitais, atuando nos mais variados nichos de mercado e sem promessas fáceis, como veremos mais adiante.
A má fama de afiliados vem justamente dos produtores que vendem promessas de dinheiro rápido, fácil e que apenas ensinam a vender os próprios cursos. Fique atento sempre com promessas de dinheiro fácil, pois, advinhe? Não existe! 😅
Mitos e as verdades do mercado de afiliados
Agora que a gente já entendeu um pouco melhor sobre marketing de afiliados, vamos falar um pouco mais sobre os principais mitos e verdades sobre este mercado:
1 – Ganha dinheiro fácil – Mito! É sabido que na internet as coisas acontecem um pouco mais rápido que no mundo físico, justamente porque a internet não para, não dorme e não tem fronteiras, mas isso não quer dizer que a grana vem fácil.
2 – Só trabalha maior de idade – Mito! O marketing de afiliados não tem barreira de idade para trabalhar, a diferença é que para um afiliado menor de idade receber suas comissões nas plataformas, ele vai precisar se cadastrar nas mesmas com os dados de um responsável, logo, menores de idade também podem se tornar afiliados.
3 – Pode trabalhar de qualquer lugar – Verdade! Por ser um trabalho online, basicamente você só precisa de uma conexão com a internet e um celular/computador para trabalhar.
4 – Trabalha a hora que quer/pode – Verdade! Você não precisa “bater ponto” trabalhando online, o que torna os horários do afiliado bastante flexíveis, portanto, você pode escolher o melhor horário para você trabalhar.
5 – É dinheiro rápido e garantido – Mito! Embora muitas pessoas ainda acreditam em dinheiro fácil e rápido, trabalhar online no marketing de afiliados não garante dinheiro nenhum. Você vai receber quando fizer vendas, logo, se você não vender nada, não tem dinheiro nenhum. Parece bastante óbvio, mas algumas pessoas ainda acham que por se cadastrarem nas plataformas de afiliados tipo Hotmart, Kiwify e Amazon, automaticamente você já ganha. Mas não é assim, ok?!
6 – Posso vender para qualquer país – Verdade! Muitos afiliados tem sucesso vendendo fora do país no qual residem. Como dito, a internet não tem fronteiras, então você pode anunciar e vender produtos para qualquer país e receber em outras moedas. Inclusive, aqui no Blog tem um artigo falando sobre como ganhar em dólar através do marketing de afiliados, vale a pena ler também. 🙂
7 – Qualquer pessoa consegue – Mito! Vamos reformular essa afirmação: “qualquer pessoa pode trabalhar com marketing de afiliados, mas nem todas conseguem.” Digo isso pois o mercado não tem barreira de idade, de gênero, classe social nem nada disso, portanto é um trabalho digno para todos, mas o que pouca gente fala é que só quem consegue viver como afiliado é quem suportou o processo e não desistiu até conquistar seus objetivos.
8 – Precisa investir muito – Mito! Para trabalhar com essa profissão existe pouco ou quase nenhum investimento inicial. Quase tudo você pode aprender na internet de forma gratuita hoje em dia, então você pode iniciar sem investir absolutamente nada e dedicar seu tempo aos estudos.
Minha opinião se marketing de afiliados é furada ou não
Como o título deste artigo é sobre a minha opinião, vou ser sincera e colocar meus pontos de vista aqui ok?
Estou estudando sobre marketing digital desde o início da pandemia, de lá pra cá vi muitas formas de trabalhar pela internet pois eu queria trabalhar em casa. Quando comecei a estudar sobre afiliação de produtos, eu também fiquei com pé atrás, mesmo entendendo que o afiliado trabalhava como vendedor.
Em Junho de 2022 comecei a estudar à fundo sobre o assunto e pesquisando no Google se marketing de afiliados é furada, se era golpe ou não eu fui me convencendo que era sim um trabalho digno e cheio de oportunidades, desde que eu me dedicasse e trabalhasse da maneira correta.
Desde então eu trabalho como afiliada, e defendo a bandeira que é uma profissão muito digna e correta, que possibilita bons ganhos e trabalhar de casa, que era meu objetivo desde o início.
Eu caí sim em alguns “golpes” de dinheiro rápido, porque é claro que eu também queria ganhar uma grana o mais rápido possível, mas não rolou. 😅
Tem alguns afiliados que conseguem ganhar dinheiro um pouco mais rápido que outros, alguns demoram meses para fazer a primeira venda e outros realizam em poucos dias. Cada um tem seu próprio tempo, sua própria curva de aprendizado e etc.
Quero deixar claro que você só terá resultados com o mercado de afiliados (caso você decida trabalhar desta forma) se você for aplicando o que for aprendendo na sua jornada como afiliado.
Existem diversos conteúdos gratuitos na internet para te ajudar a começar a trabalhar desta forma, inclusive aqui no Blog tem uma categoria só para este assunto. Mas também existem treinamentos completos de produtores sérios no mercado, e também fica aqui a minha indicação caso você queira começar já com direcionamento correto.
Minha opinião: vale muito a pena trabalhar com essa profissão, mas tenha em mente que os resultados que você vai alcançar depende EXCLUSIVAMENTE de você, da sua dedicação e estudo, pois é um mercado em constante evolução e possibilidades, o que o torna mais incrível ainda! 🤩
Primeiros ganhos como Afiliada
Ainda respondendo se marketing de afiliados é furada ou não, já deixei claro que na minha opinião não é, e que não deixa de ser uma profissão digna como qualquer outra.
Mas você pode estar se perguntando quanto ganha um afiliado, se é rentável e etc, e aqui vai mais um relato pessoal: eu demorei 7 dias para fazer minha primeira venda. Depois dela, fiz mais 3 vendas no mesmo mês, aí achei que eu ia “bombar” e… demorei mais 6 meses para fazer outra venda! 😅
Fazer a primeira venda como afiliado é desafiador sim, e é um marco muito importante quando conseguimos tal feito, pois provamos para nós mesmos que é possível fazer vendas online e trabalhar pela internet.
Mas é a constância que vai fazer você ter dinheiro, afinal, você precisa fazer vendas constantes para conseguir pagar suas contas e conquistar seus sonhos né?! E é aqui que muitas pessoas ficam pelo caminho, pois não entendem que para sair do 0 aos 10k leva um tempo e existe um processo.
Primeiro você aprende, depois aplica, depois faz a primeira venda, as 5 primeiras vendas, comemora as 10 primeiras vendas e assim por diante, até chegar em valores mensais incríveis, não tem como pular etapas.
É super possível viver dos ganhos como afiliado e realmente é um trabalho cheio de possibilidades, inclusive ganhos surreais em pouco tempo, tem até um outro artigo aqui no blog falando um pouco sobre isso e você pode acessar por aqui caso também queira ler mais.
Conclusão
Espero que você consiga tirar suas próprias conclusões a respeito da questão marketing de afiliados é furada ou não, e que à partir deste relato sincero você consiga decidir se esta é uma profissão para seu perfil, se você deseja ou não trabalhar assim e encontrar seu lugar aqui no digital.
Lembrando que coloquei o meu ponto de vista aqui, algumas pessoas podem ter outra visão deste mercado e vale a pena a leitura de outros pontos de vista antes de decidir trabalhar com marketing de afiliados.
E caso você esteja decidido a trabalhar como afiliado profissional, fica aqui também a minha sugestão de treinamento completo, pra você começar já sabendo o passo a passo certo para tilhar seu caminho e ter sucesso como afiliado digital.
Espero de verdade que este artigo tenha te ajudado a sanar algumas dúvidas e que você tenha muito sucesso na sua jornada.
Um forte abraço, até mais.
Deixe um comentário