Se você procura por termos relacionados a “como trabalhar em casa” ou “como ganhar dinheiro na internet” e até mesmo “marketing digital” provavelmente você já deve ter se deparado com o termo Marketing de Afiliados.
Mas se você nunca ouviu falar neste termo e caiu neste post de “paraquedas” fique tranquila(o), aqui vou explicar tudo que você precisa saber sobre este marcado incrível e que vem crescendo ainda mais aqui no Brasil.
O que é Marketing de Afiliados?
Primeiramente, quero esclarecer que o marketing de afiliados não é um esquema de pirâmide, em que você só ganha dinheiro se trouxer outras pessoas, e também não é um trabalho para “preguiçosos”, ou seja, não tem dinheiro fácil!
É sim um trabalho honesto, como qualquer outro onde você precisa trabalhar. Ou seja, você precisa trabalhar para conquistar seus resultados 🙂
A “má fama” de dinheiro fácil se dá pois, neste mercado você pode conquistar valores significativos “mais rapidamente” do que em outras modalidades empregatícias, como a CLT, por exemplo.
Feita essas considerações, vamos ao que interessa, saber como trabalhar neste mercado e ganhar dinheiro!
Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é um ramo do marketing digital, no qual o afiliado, que é a pessoa que trabalha neste ramo, utiliza técnicas de marketing para promover produtos online.
Você provavelmente em algum momento da sua vida já comprou ou indicou algum produto ou item, até um filme ou série para alguém não é mesmo?
Pois bem, o afiliado faz exatamente isso, ele promove produtos de outras pessoas, que já estão prontos, e recebe uma comissão ao realizar uma venda.
Ô Ana, então quer dizer que o afiliado é um vendedor na internet?
De maneira bastante simplificada podemos dizer que sim.
O trabalho de um afiliado digital se assemelha muito ao de um vendedor, mas sua tarefa principal é ser basicamente uma ponte entre o consumidor e o produto.
O afiliado é quem vai MOSTRAR o produto para o consumidor, mas não necessariamente é ele quem faz a VENDA. A página de vendas de um produto é o que realmente vai ser decisivo para a venda acontecer ou não.
Ficou confuso? Espera, vou explicar melhor...
Digamos que você gosta muito de um livro e quer promover ele, ou seja, quer mostrar este livro incrível para outras pessoas que também possam se interessar por ele.
Você começa a falar para seus amigos, familiares e colegas.
Até publica em suas redes sociais que está lendo tal livro e o quanto tem sido incrível esta leitura.
Sua amiga acaba adquirindo o livro, por gostar do tema e saber que você está gostando da leitura, e se você quem está indicando e ela é sua amiga, provavelmente vocês têm gostos e costumes em comum.
Depois de um tempo, sua tia também adquiriu o livro, e assim por diante.
Você indicou algo e outras pessoas compraram porque você indicou, e isso é incrível!
Quantas vezes você já foi assistir a uma série porque alguém de sua confiança te indicou? Ou porque um site de confiança te indicou?
Falando por mim mesma, sempre que eu quero assistir algo novo vou em sites, blogs e até no próprio YouTube para buscar indicações.
Quer dizer então que só posso vender como afiliado se eu adquirir um produto e ainda tenho que vender pra quem conheço?
Não, não precisa. Só usei como exemplo pra tentar deixar mais claro e simplificar o trabalho de um afiliado.
Mas vamos lá, como você pode trabalhar com marketing de afiliados?
Você vai precisar de:
- Celular/Computador;
- Internet;
- Um produto/infoproduto;
- Conhecimento e técnicas para vender online.
E pronto! Com isso em mãos você já é um afiliado iniciante 😊
Primeiro passo para se tornar um afiliado
Se você quer trabalhar com marketing de afiliados, primeiramente você precisa se afiliar a algum produto, correto?
Para isso, você precisa definir um nicho e uma plataforma com produtos/infoprodutos.
“Tá Ana, e como que eu faço isso?”
Escolhendo um nicho como afiliado
Um nicho nada mais é do que uma “fatia” de um mercado, ou seja, uma parcela de um determinado mercado em que existem consumidores ativos ali.
Por exemplo, pessoas que estão acima do peso e querem emagrecer estão procurando formas de emagrecer.
Pessoas que querem passar no vestibular estão procurando meios para tal, seja uma apostila, um curso, lista de exercícios etc.
Pessoas que querem viajar estão procurando os melhores destinos, como organizar mala de viagem, onde se hospedar, etc.
Deu pra entender o que é um nicho?
Melhores Nichos para trabalhar com Marketing de Afiliados:
Dentro do mercado de afiliados, assim como em qualquer outro ramo de trabalho, existem alguns nichos que vendem mais que outros, que são eles:
- Dinheiro;
- Saúde;
- Beleza;
- Moda;
- Educação;
- Hobbies.
Você pode trabalhar apenas com um desses nichos, ou casar mais de um deles, como por exemplo: Hobbies + Dinheiro, Saúde + Beleza; Dinheiro + Saúde, e assim por diante.
Como afiliado iniciante, recomendo que você escolha primeiro em um desses nichos, e aqui vai uma grande dica: escolha o que você tiver maior afinidade! Esse é o segredo para ter sucesso em seu trabalho!
Dentro de cada nicho existem os subnichos, que nada mais são do que assuntos cada vez mais especializados em determinado nicho.
Por exemplo, digamos que você escolha o nicho de Beleza. Ok, mas o que você vai promover aqui? Um curso de cabeleireiro? Adesivos para unhas? Encapsulados para a pele?
Ou então, você decide falar sobre Hobbies. Ótimo! Já está à frente da maioria dos afiliados, mas sobre quais hobbies você vai falar? Sobre games? Jogos de Playstation? Jogos online? Infantis?
Vamos usar como exemplo este Blog que você está.
Aqui eu escolhi o grande nicho de Marketing Digital, e meu subnicho é Marketing de Afiliados.
Mas também escolhi o grande nicho de Educação, com o subnicho focado em treinamentos para afiliados.
Acho que já está um pouco mais claro, né?! 🙂
Ok, e agora?
O próximo passo é se cadastrar em uma plataforma online para afiliados, e neste caso eu indico a Hotmart.
O cadastro é simples e gratuito, muito parecido com os cadastros feitos em redes sociais. É só seguir os passos e orientações dentro da plataforma e pronto, você já estará cadastrado e pronto para se afiliar a um produto!
Você vai se afiliar a produtos (no caso da Hotmart, infoprodutos) escolhidos de acordo com o nicho ao qual você queira trabalhar.
Sim, no marketing de afiliados você que escolhe com o que quer trabalhar! 😀
Ao se afiliar a um produto, você terá acesso a um link. Este será seu link de afiliado e é ele que você vai divulgar.
Se alguém adquirir o produto que você está promovendo através do seu link, ou seja, através da sua indicação, você receberá a comissão por essa venda.
Simples e maravilhoso assim!
“Ok, já me cadastrei e já me afiliei ao produto que eu quero. Como ganho dinheiro sendo afiliado?“
Agora sim, vamos por a mão na massa!
Estratégias de Venda para Afiliados Iniciantes
Para ganhar dinheiro online não basta apenas escolher um bom nicho e um bom produto, é preciso estratégia também!
Hoje em dia podemos e devemos usar a internet como nossa aliada, então podemos divulgar nossos produtos e serviços em locais como: redes sociais, rede de pesquisa do google, no youtube e etc.
Você pode escolher a melhor forma de divulgar seu produto.
Para facilitar todo esse processo e explicar muito mais detalhado essas estratégias, vou deixar aqui o canal do YouTube da Maria Franco, que foi minha mentora e recomendo fortemente os conteúdos dela por aqui. 😀
A Maria entrega muito conteúdo incrível e gratuito no canal dela e redes sociais, assim você estará preparada(o) para finalmente dar seus primeiros passos como afiliado aqui na internet.
Mas vamos lá, basicamente existem duas principais formas estratégicas para divulgar seu produto como afiliado: Tráfego Orgânico e Tráfego Pago.
Se você nunca ouviu essas palavrinhas antes, fique tranquila(o), não existe segredo nenhum referente a elas.
Tráfego é literalmente a movimentação, circulação, ou fluxo de pessoas. No caso de trabalhar online você precisa gerar um tráfego online de pessoas para conhecerem o produto que você se afiliou, certo?!
Tráfego Orgânico
No Tráfego Orgânico você pode usar suas redes sociais para isso, dispondo de seu tempo para criar conteúdo e gerar tráfego em massa para seu link de afiliado.
Saiba que este processo geralmente leva um pouco de mais tempo para gerar vendas, pois primeiro você vai gerar uma conexão com o público que te acompanha nessas redes, para somente depois elas adquirirem algo que você indicou.
Você pode iniciar com esta estratégia, caso tenha pouco recurso ou não queira investir nesse primeiro momento, e eu, particularmente, indico que você inicie assim.
Esta estratégia é muito importante, principalmente se você quiser trabalhar como afiliado profissional.
Tráfego Pago
Já com o Tráfego Pago, como o próprio nome já diz, você precisa investir dinheiro.
Aqui também vale destacar que não precisa ser um “rio de dinheiro”, mas essa estratégia exige um pouco mais de cautela e conhecimento.
Através do tráfego pago eu fiz minhas primeiras vendas como afiliada, e recomendo fortemente que você estude muito bem essa estratégia caso também queira iniciar através dela.
Eu iniciei por ela porque eu queria resultados “pra ontem”, já que eu trabalhava fora e não tinha tanto tempo disponível para gerar conteúdo para as redes sociais.
Para facilitar seus estudos, indico este treinamento, o qual vai te ensinar literalmente o clique a clique para montar suas campanhas pagas no Google Ads.
E se você também não sabe o que é o Google Ads ou como usar ele, no treinamento você aprende tudo isso e muito mais!
Foi exatamente o treinamento que eu fiz e que, com pouco mais de uma semana estudando + aplicando realizei minhas primeiras vendas. 😀
É só clicar aqui para saber mais.
Concluindo
Aqui neste post coloquei as principais ideias e conceitos referente ao mercado de afiliados e tentei explicar de maneira muito resumida o que é o marketing de afiliados e como trabalhar neste mercado em ascensão.
Espero de verdade que você consiga dar seus primeiros passos dentro deste universo incrível de afiliados digitais e aproveite ao máximo o que foi dito neste artigo.
Um forte abraço e até mais!
Deixe um comentário