Se você usa o Pinterest na sua estratégia de posicionamento online, sabe que a forma mais eficaz das pessoas certas estarem chegando até você é através dos cliques de saída no pinterest, não é mesmo?
Essa métrica nos diz muito sobre nosso trabalho no Pinterest, se estamos ou não conseguindo alcançar nossos objetivos, e também se estamos conseguindo fazer com que mais pessoas cliquem em nossos links na plataforma.
Se você chegou até este artigo provavelmente é porque você deseja ter mais cliques de saída no pinterest, então leia este guia até o final.
O que são cliques de saída no Pinterest?
Os cliques de saída no pinterest são métricas que se referem a uma ação do usuário na plataforma, que, no caso, clicou em um Pin e foi redirecionado para um link externo.
Este link pode ser de um site, um blog, redes sociais e etc, mas é uma métrica muito importante de ser analisada na sua conta business do pinterest, pois é assim que você consegue entender quantas pessoas estão interessadas no que você está apresentando para elas dentro do Pinterest.
Assim sendo, é desta forma que você utiliza a plataforma para trazer leads, clientes e seguidores qualificados para seu negócio online.
Como ter mais cliques de saída no Pinterest?
Agora que você entendeu o que são os cliques de saída no pinterest, vamos ao passo a passo:
1 – Para quem você quer falar?
Seja no Pinterest ou em qualquer outra plataforma, você precisa saber muito bem para quem deseja falar, ou seja, saber muito bem quem é a sua persona e seu público-alvo.
Quando você for criar um Pin, pense antes quem você deseja atrair através daquela publicação: é alguém que deseja comprar seu produto? É alguém que ainda não conhece seu produto? Como você quer abordar esta pessoa?
Pode parecer estranho isso, mas saber exatamente para quem você quer falar, vai te ajudar a criar um conteúdo mais assertivo na plataforma e fazer com que você tenha mais cliques de saída no pinterest.
2 – Formato do Pin
O Pinterest é uma plataforma de buscas visuais, ou seja, os usuários fazem pesquisas na plataforma e as respostas para estas pesquisas são em formatos de imagens e vídeos de ótima qualidade.
Estes formatos são chamados de Pins, logo, o seu Pin precisa ser harmônico e de boa qualidade.
Na plataforma também existe um padrão de Pin, que precisa seguir o tamanho de 1000 x 1500 px ou 1080 x 1920 px, justamente formatos verticais que ocupam a tela do smartphone do usuário.
Lembrando que você não precisa ser um designer para usar a plataforma, basta ter coerência no seu conteúdo e fugir de imagens e vídeos apelativos, como vemos em outras mídias sociais.
Você também pode usar vídeos e imagens de ótima qualidade para criar seus pins através de bancos de imagem gratuitos, como o Freepik, Pexels, dentre outros. Vale a pena conferir!
3 – Seja encontrado na plataforma
Como dito anteriormente, o Pinterest é uma plataforma de buscas visuais, ou seja, uma plataforma de pesquisa.
Sendo assim, para você ser encontrado na plataforma é preciso uma boa seleção de palavras-chave e otimização do seu conteúdo e conta para mecanismos de busca, ou seja, otimização em SEO no Pinterest.
Uma ótima maneira de fazer isso é através do Pinterest Trends, que é uma ferramenta muito útil na plataforma e totalmente gratuita, em que você tem acesso à tendências na plataforma e os principais termos e palavras-chave que estão sendo pesquisados em determinado período no Pinterest.
Este recurso é incrível e totalmente indispensável se sua intenção é aumentar seus cliques de saída no pinterest e ter mais acesso no seu site, blog, canal do YouTube e etc.
Vou deixar aqui em baixo, um vídeo que fiz no meu canal do YouTube falando exatamente sobre isso, e como consegui crescer em 19% meus acessos aqui no Blog no mês de Fevereiro de 2024, apenas estudando as tendências na plataforma.
4 – Copy atrativa
Sabendo quem é seu público, tendo criado um Pin corretamente e otimizado ele para buscas no Pinterest, é hora de criar uma copy atrativa para sua publicação.
Aqui vale adcionar um título atrativo para sua postagem, incluindo as palavras-chave referente ao seu Pin, e uma descrição atrativa e também contendo palavras-chave relacionadas.
A copy vai depender muito do seu objetivo através daquele Pin, mas precisa ser atraente o suficiente para que o usuário queira saber mais.
Não se esqueça que para ter cliques de saída no pinterest, o usuário precisa se interessar no “algo a mais” que aquele link vai redirecioná-lo.
Coloque CTA’s (call to action) estratégicas nas suas descrições, para que o leitor saiba o que fazer após ver seu conteúdo na plataforma.
E lembre-se sempre que, apesar de precisar colocar as palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, você precisa levar em consideração o “algoritmo humano”, ou seja, lembrar que são pessoas de verdade vendo as suas publicações, então se colocar no lugar do usuário e pensar no porquê aquele conteúdo é relevante, pode ditar seu sucesso na plataforma!
Minha experiência com o Pinterest
Eu uso o Pinterest desde Outubro de 2022, e até entender como a plataforma funcionava demorou um bom tanto! 😅
Já tive minha conta bloqueada, depois consegui recuperar, não sabia muito bem como fazer os Pins e nem como criar conteúdo voltado para os usuários da plataforma, ou seja, totalmente perdida (rsrs).
O fato é que, você só vai aprender usar o Pinterest de forma correta, usando a plataforma! Não tenha medo de fazer seus próprios testes, desde que não viole as políticas na mídia social é claro, mas faça seus próprios testes e tenha interesse em saber como funciona a plataforma que você escolheu trabalhar. Isso ajuda muito no seu sucesso!
Eu pesquisei bastante conteúdos relacionados ao Pinterest quando comecei a postar ali, vi muito conteúdo no YouTube também, e optei por adquirir um treinamento, porque sou daquelas que gosta de encurtar o caminho e aprender com quem já trilhou a mesma estrada.😉
O treinamento que eu adquiri na época foi o da Tati Faria, o Pinterest Pro. Quis adquirir porque já não estava sabendo muito bem o que fazer na plataforma, e esses passos que mencionei acima (e muito mais!) eu aprendi com ela.
Vou deixar aqui o link caso você queira adquirir também, ok? Garanto que com este conhecimento você vai ter um direcionamento e muita clareza de como usar o Pinterest na sua estratégia online.
Outra parte importante para conquistar mais cliques de saída no pinterest foi entender o que as pessoas mais interagiam na minha conta, então saber analisar as suas métricas na plataforma é de extrema importância!
E sabendo o que as pessoas interagem e querem de você, relacionado ao seu conteúdo, já diz muito à respeito de como criar conteúdo relevante para sua audiência e ser cada vez mais assertiva ao se relacionar com os usuários do Pinterest.
Vale super à pena você tirar algum tempo e analisar seu painel de Analytics do Pinterest, e entender as métricas da sua conta. Isso vai fazer total diferença na hora de você criar conteúdo e ter mais chance de sucesso na plataforma, inclusive mais cliques de saída, ok?
Concluindo
O Pinterest é uma mídia social incrível para potencializar seu negócio online, desde que você saiba como usar a plataforma ao seu favor.
Espero que estas dicas tenham te ajudado e que você passe a entender cada vez mais a plataforma e também aprenda a otimizar seu conteúdo não só para o mecanismo de busca, mas também de uma forma humanizada e atrativa para seu público-alvo, pois é desta forma que você vai conquistar cada vez mais cliques de saída e ter sucesso em seu empreendimento online.
Me conta aqui nos comentários se você já aplica esses 4 passos na sua conta do Pinterest.
Um forte abraço, até mais.
Deixe um comentário